quarta-feira, 23 de abril de 2014

projeto e-proinfo 2014 LIA



Atividade: Atividade 1.4 módulo 1

Cursista:Lia Márcia Ferreira da Silva
Escola Rural Municipal de São Sebastião
Serie:alunos do 2º,3º,4º e 5º anos
Professores envolvidos:05
Áreas de conhecimento:Língua portuguesa e matemática.
Titulo do projeto: Superando as necessidades
Número de alunos:15
Conteúdos envolvidos:Alfabetização e alfabetização matemática.
Descrição/justificativa:
Após observações dos  desenvolvimentos  dos alunos, realizadas através de sondagens, análise de registros e desempenho alcançado, constatamos a necessidade de atendimento específico para um grupo significativo de alunos que apresentam dificuldades para aprender. A LDB defende o direito à educação para todos,  e que a missão da escola é atender todos os alunos em suas necessidades. Portanto temos a preocupação em atender qualitativamente os alunos em geral, especialmente os que apresentam dificuldades.
Para atender os alunos com mais eficácia faz-se necessário criar uma Sala de Apoio Pedagógico, onde os alunos sejam atendidos de acordo com o nível e ritmo de seu desenvolvimento.

Objetivos:
*Respeitar os diferentes tempos de apropriação.
*Proporcionar condições de aprendizagem significativa.
*Ter como aliado o uso de materiais lúdicos e materiais concretos, para facilitar o desenvolvimento.
* Estimular a autoestima e autoconfiança.
*Garantir o direito de acesso e permanência e sucesso na escola.

Fundamentação Teórica.
O projeto é de intervenção, e deve partir do princípio que os alunos participarão deste trabalho são crianças que apresentam “necessidades” e não ‘’dificuldades” de aprendizagem,pois os aspectos a serem trabalhados serão momentâneos ou até que sejam consolidados através do trabalho de intervenção,sistemáticos e organizados pelos professores.
Considera-se então que todas as crianças possuem capacidades de aprender se respeitados os diferentes tempos de apropriação.
Sendo assim, as necessidades de aprendizagem manifestadas pelas crianças devem ser diagnosticadas constantemente e atendidas quando surgirem, contudo os grupos não serão fixos, serão reconstituídos constantemente, levando em consideração as demandas e atividades diversificadas oferecidas.
Par a que aprendizagem provoque uma efetiva mudança de comportamento e amplie cada vez mais o potencial dos alunos, é necessário que percebamos a relação entre o que o aluno está aprendendo e sua vida. Quando a escola respeita a dignidade do aluno e trata-o com compreensão e ajuda construtiva, desenvolve na criança capacidades de procurar dentro de si mesmo a resposta para seus problemas, tornando-a mais responsável, e consequentemente, agente de seu próprio processo de aprendizagem. Sendo assim a motivação é um fator de grande importância para a aprendizagem. Pois o aluno que recebe esta motivação para aprender as coisas, e  vão ter mais significado para ele.
 Metodologia:
O projeto é de cunho, interventivo, buscando superar as necessidades de aprendizagem acerca das capacidades não consolidadas referente à aquisição do sistema de escrita e do processo de leitura e compreensão, bem como promovendo condições de acesso e permanência das crianças na escola com qualidade. Neste sentido o projeto é reduzir o fracasso escolar, através do trabalho com diferentes agrupamentos, centrados nas diferentes necessidades, com atividades diversificadas.
Aos alunos será preciso trabalhar com estratégias diferenciadas, estimulando as habilidades e observando suas potencialidades.
Propondo atividades que possibilitem o desenvolvimento das funções intelectuais e afetivas. Utilizando-se de materiais lúdicos, concretos, músicas e jogos, estimulando o processo cognitivo. Também serão trabalhadas atividades mais tradicionais, que possam contribuir no processo de alfabetização e letramento.
Cronograma:
Para atender os alunos em suas necessidades durante o ano letivo, serão feitos grupos, conforme seu nível e ritmo de aprendizagem. Cada grupo terá atendimento diário com duas horas de duração, durante o horário de funcionamento da escola.
A execução do projeto deverá partir do diagnóstico realizado nas diferentes turmas, com todas as crianças para o alcance das metas propostas.
O trabalho de vê ser desenvolvido a partir do conhecimento que a criança possui, buscando sempre a ampliação de repertório e conhecimento já adquirido. Quando a habilidade já estiver consolidada deverá ser trabalhada e retomada sistematicamente.
Avaliação:
Aluno:
A partir das atividades desenvolvidas, nos processos e resultados, na sala de apoio e também na sala regular.
Professor:
-Pesquisar, inovar e buscar novas estratégias de ensino.
-Organizar recursos e espaços necessários para a execução do projeto.
-Organizar e manter atualizados os registros e relatórios.
Coordenador:
-Acompanhar planejamento do professor, em como fazer as intervenções possíveis.
-Realizar mapeamento dos grupos/crianças do projeto (sondagem).
-Avaliar junto com professoras envolvidas no projeto, o desenvolvimento de cada aluno.

Referências:
-Problemas de aprendizagem, Elisabete da Assunção José e Maria Teresa Coelho. Editora Àtica 12ª edição, 2002.
-Pedagogia 3 ITDE ,Metodologia do ensino Fundamental.
-Parâmetros Curriculares nacionais.,Brasília MEC,1997.
-Avaliação da Aprendizagem escolar, Cipriano C.  Luckesi ,Editora Cortez,14ª edição,São Paulo,2002.
-O aluno de aprendizagem lenta, W. B.Featherstone, Editora Ao livro técnico, 2ª edição, 1968.





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