Atividade: Atividade 1.4 módulo 1
Cursista:Lia Márcia Ferreira da Silva
Cursista:Lia Márcia Ferreira da Silva
Escola Rural
Municipal de São Sebastião
Serie:alunos
do 2º,3º,4º e 5º anos
Professores
envolvidos:05
Áreas de
conhecimento:Língua portuguesa e matemática.
Titulo do projeto: Superando
as necessidades
Número de
alunos:15
Conteúdos
envolvidos:Alfabetização e alfabetização matemática.
Descrição/justificativa:
Após
observações dos desenvolvimentos dos alunos, realizadas através de sondagens, análise
de registros e desempenho alcançado, constatamos a necessidade de atendimento
específico para um grupo significativo de alunos que apresentam dificuldades
para aprender. A LDB defende o direito à educação para todos, e que a missão da escola é atender todos os
alunos em suas necessidades. Portanto temos a preocupação em atender
qualitativamente os alunos em geral, especialmente os que apresentam dificuldades.
Para atender
os alunos com mais eficácia faz-se necessário criar uma Sala de Apoio
Pedagógico, onde os alunos sejam atendidos de acordo com o nível e ritmo de seu
desenvolvimento.
Objetivos:
*Respeitar
os diferentes tempos de apropriação.
*Proporcionar
condições de aprendizagem significativa.
*Ter como
aliado o uso de materiais lúdicos e materiais concretos, para facilitar o
desenvolvimento.
* Estimular
a autoestima e autoconfiança.
*Garantir o
direito de acesso e permanência e sucesso na escola.
Fundamentação
Teórica.
O projeto é
de intervenção, e deve partir do princípio que os alunos participarão deste
trabalho são crianças que apresentam “necessidades” e não ‘’dificuldades” de
aprendizagem,pois os aspectos a serem trabalhados serão momentâneos ou até que
sejam consolidados através do trabalho de intervenção,sistemáticos e
organizados pelos professores.
Considera-se
então que todas as crianças possuem capacidades de aprender se respeitados os
diferentes tempos de apropriação.
Sendo assim,
as necessidades de aprendizagem manifestadas pelas crianças devem ser diagnosticadas
constantemente e atendidas quando surgirem, contudo os grupos não serão fixos, serão
reconstituídos constantemente, levando em consideração as demandas e atividades
diversificadas oferecidas.
Par a que
aprendizagem provoque uma efetiva mudança de comportamento e amplie cada vez
mais o potencial dos alunos, é necessário que percebamos a relação entre o que o
aluno está aprendendo e sua vida. Quando a escola respeita a dignidade do aluno
e trata-o com compreensão e ajuda construtiva, desenvolve na criança
capacidades de procurar dentro de si mesmo a resposta para seus problemas,
tornando-a mais responsável, e consequentemente, agente de seu próprio processo
de aprendizagem. Sendo assim a motivação é um fator de grande importância para
a aprendizagem. Pois o aluno que recebe esta motivação para aprender as coisas,
e vão ter mais significado para ele.
Metodologia:
O projeto é
de cunho, interventivo, buscando superar as necessidades de aprendizagem acerca
das capacidades não consolidadas referente à aquisição do sistema de escrita e
do processo de leitura e compreensão, bem como promovendo condições de acesso e
permanência das crianças na escola com qualidade. Neste sentido o projeto é
reduzir o fracasso escolar, através do trabalho com diferentes agrupamentos, centrados
nas diferentes necessidades, com atividades diversificadas.
Aos alunos
será preciso trabalhar com estratégias diferenciadas, estimulando as
habilidades e observando suas potencialidades.
Propondo
atividades que possibilitem o desenvolvimento das funções intelectuais e afetivas.
Utilizando-se de materiais lúdicos, concretos, músicas e jogos, estimulando o
processo cognitivo. Também serão trabalhadas atividades mais tradicionais, que
possam contribuir no processo de alfabetização e letramento.
Cronograma:
Para atender
os alunos em suas necessidades durante o ano letivo, serão feitos grupos,
conforme seu nível e ritmo de aprendizagem. Cada grupo terá atendimento diário
com duas horas de duração, durante o horário de funcionamento da escola.
A execução
do projeto deverá partir do diagnóstico realizado nas diferentes turmas, com
todas as crianças para o alcance das metas propostas.
O trabalho
de vê ser desenvolvido a partir do conhecimento que a criança possui, buscando
sempre a ampliação de repertório e conhecimento já adquirido. Quando a habilidade
já estiver consolidada deverá ser trabalhada e retomada sistematicamente.
Avaliação:
Aluno:
A partir das
atividades desenvolvidas, nos processos e resultados, na sala de apoio e também
na sala regular.
Professor:
-Pesquisar,
inovar e buscar novas estratégias de ensino.
-Organizar
recursos e espaços necessários para a execução do projeto.
-Organizar e
manter atualizados os registros e relatórios.
Coordenador:
-Acompanhar
planejamento do professor, em como fazer as intervenções possíveis.
-Realizar mapeamento
dos grupos/crianças do projeto (sondagem).
-Avaliar
junto com professoras envolvidas no projeto, o desenvolvimento de cada aluno.
Referências:
-Problemas
de aprendizagem, Elisabete da Assunção José e Maria Teresa Coelho. Editora
Àtica 12ª edição, 2002.
-Pedagogia 3
ITDE ,Metodologia do ensino Fundamental.
-Parâmetros
Curriculares nacionais.,Brasília MEC,1997.
-Avaliação
da Aprendizagem escolar, Cipriano C.
Luckesi ,Editora Cortez,14ª edição,São Paulo,2002.
-O aluno de
aprendizagem lenta, W. B.Featherstone, Editora Ao livro técnico, 2ª edição,
1968.
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