ATIVIDADES E-PROINFO

ATIVIDADE 2.6 - COM OS PROFESSORES














-  A partir do Curso "Introdução às TICs - 40hs" os professores planejaram atividades conteudistas com os jogos encontrados no Multidisciplinar - GCOMPRIS. Cada qual explorou e estruturou suas aulas conforme as necessidades das crianças para posterior aplicação no laboratório.
A atividade teve êxito, pois enfatizou a pesquisa no trabalho pedagógico vendo nas ferramentas educacionais uma utilização e exploração lúdica e prazerosa.

ATIVIDADE 2.7  - Com alunos
As atividades  utilizando o jogos multidisciplinares do Edubar foram mais constante em nossas escolas, pois não temos internet fixa. No entanto, quando há possibilidade de acesso os professores fazem da pesquisa no google e sites educativos uma extensão e ou fixação de conteúdos. Os alunos são ávidos e insistem no desejo de estar pesquisando. Infelizmente a oscilação da internet prejudica a constância neste trabalho.
Durante  as possíveis pesquisas,  os alunos ficaram muito entusiasmados com as atividades propostas pela professora ao utilizar o laboratório de informática. Embora alguns alunos ainda não tenham acesso aos meios de informação digital, não apresentaram nenhuma dificuldade em  aprender. As crianças aceitam com facilidade o trabalho com a tecnologia o que apresenta mais dificuldades  com os adultos. Elas  são inclusivas, boas auxiliares e muito curiosas não vendo dificuldades. Algo que merece destaque é também a questão disciplinar. Na conversa, troca de ideias não há agressividade, o que se destaca é a mutua ajuda.
 
 


ATIVIDADE 2.8/3.3 - PROJETOS

TEMA - JOGOS
OBJETIVOS: - Aliar jogos à resolução de problemas no contexto do ensino da matemática.
METODOLOGIA: - Divisão da classe em grupos, colocando as crianças em frente aos computadores, aproveitando recursos tecnológicos para produzirem e compartilharem com facilidade e entender as regras digitais dos jogos.
APRECIAÇÃO DA ATIVIDADE: o olhar dos alunos mudou com as novas dinâmicas oferecidas nos programas tecnológicos. Nestes ampliaram  seus conhecimentos de fazer e refazer o seu jogo através da imagem ,utilizando o espaço e domínio dos instrumentos e assim, realizando prazerosamente as atividades.




ATIVIDADE 3.5 - CONCEITO DE CURRÍCULO

Segundo Ribeiro, é o conjunto de práticas pedagógicas, plano estruturado de ensino-aprendizagem incluindo objetivos ou resultados de aprendizagem a alcançar, matérias ou conteúdos a ensinar, processos ou experiências de aprendizagem a promover.  
No entanto, para atualizarmos este conceito, podemos ampliá-lo como sendo ainda instrumento que possa levar em conta diversas possibilidades de aprendizagem num mundo tecnologicamente globalizado.

              UNIDADE 4
Mídia-Educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de Ensino Fundamental em Florianópolis - Silvio da Costa Pereira
 Apontamos criticamente para os seguintes pontos que destacamos no texto:
  • a reflexão sobre a influência dos meios de comunicação na educação;
  • o uso das TIC, além da rotina escolar transformou a vida dos alunos e professores;
  • constata-se que os alunos  usam maior tempo diante de Tv e outras mídias, que realizando uma leitua;
  • destacamos a seguinte frase _"Não há mídia que não possa ser usada na escola"!
  • a facilidade e rapidez das crianças com os comandos dos recursos midiáticos.
Concluímos, portanto, que só há um caminho: usar as TIC a favor da educação preservando todos os preceitos éticos e morais.



































































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