segunda-feira, 9 de junho de 2014

Atividade 3.2 /Projeto Carina

Nome: Carina Hampf de Oliveira
Escola Rural Municipal de Terra Nova
Número de alunos: 12- 1º Ano
Número de professores: 6

Título do Projeto: Cores, aromas, sabores, formas e movimentos.

Projeto interdisciplinar

Justificativa:
Vivemos em um mundo onde as cores, formas, aromas, sabores estão presentes em tudo o que nos cerca. Em meio a natureza e do ambiente que nos rodeia e do qual fazemos parte, podemos observar a maravilha das mais variadas formas, cores, sabores em tudo que enxergamos e sentimos.
Através desse Projeto pretendo mostrar aos alunos como é maravilhoso viver e fazer parte desse mundo cheio de encantos, integrando os conteúdos, utilizando para isso a ferramenta da tecnologia.

Objetivos
Presenciar e perceber o ambiente que nos cerca é repleto das mais variadas cores, formas, aromas, sabores, movimentos.
Observar, conhecer e admirar o fantástico mundo das cores, formas, aromas, sabores e movimentos.
Identificar as principais cores primárias e secundárias.
Reconhecer as principais formas geométricas.
Perceber que é através da visão que enxergamos as cores.
Degustar alimentos, identificando seu sabor.
Adquirir hábitos de observações, análises, críticas, trazendo o uso da tecnologia para a prática da sala de aula.
Descrever e comparar objetos percebendo semelhanças e diferenças , nas suas cores e formas.
Manusear e descobrir as formas geométricas através dos blocos lógicos e sucatas/embalagens
Demonstrar a utilização das cores( semáforo, lixo seletivo,etc.)
Realizar experiências com a mistura de cores.
Áreas do Conhecimento
Língua Portuguesa: oralidade, registro,gêneros textuais, cruzadinhas, cantigas
Matemática: Geometria, números e quantidades, classificação e seriação, conceitos
Artes: cores, desenhos, colagens, pinturas,. recortes, mosaicos, experiências, paineis, confecção do livro das cores.
Movimento:Brincadeiras dirigidas, esquema corporal
Ciências: meio ambiente, órgãos dos sentidos, alimentos, seres vivos, seres não vivos.
Natureza e Sociedade:ética, valores, violência sexual infantil,

Metodologia:
Explicações, conversas,pesquisas.
Músicas, poemas, receitas, parlendas, cantigas, histórias.
Adivinhas, labirintos, cruzadinha, caça-palavra
Textos informativos, listagens, receitas.
Abecedário de frutas e objetos.
Atividades psicomotoras.
Jogos e brincadeiras.
Confecção de paineis, livrinhos.
Experiências com cores.
Números e quantidades.
Alfabetização e letramento
Degustações
Aula passeio
Situações problema
Desenhos, pinturas, recortes, colagens

Tecnologias utilizadas:
Pesquisas na Internet
Vídeos informativos
Vídeos de histórias infantis
CD Room
Câmera digital

Divulgação
Blog
Paineis informativos e decorativos
Livro das cores
Atividades dos alunos
Brincadeiras dirigidas(Ex. corrida do ovo)
Dinâmicas
Experiências realizadas e colocadas em exposição

Resultados
Vivência com a tecnologia
Oportunizou a interdisciplinariedade na prática de sala de aula aliada a tecnologia da informação.
Aprendizagem significativa
Cooperação, respeito mútuo
Planejamento mais desafiador e atrativo
Criatividade e empenho no desenvolvimento das atividades

Avaliação
Será realizada diariamente no decorrer das atividades, avaliação com registro.

Duração
Aroximadamente 2   meses e meio


Nenhum comentário:

Postar um comentário