terça-feira, 10 de junho de 2014

Atividade 3.2 projeto Lia

PROJETO DE LEITURA

A ARTE DE CONVIVER
Introdução:
A leitura tem o poder transformar vidas, influenciar atitudes e revolucionar a forma de expressão das pessoas.
Desde os tempos mais remotos o homem tem buscado meios de ler o mundo e expressar isso de modo a fazer- entendido pelos demais. Isso pode se ver na forma primitiva utilizada pelas antigas civilizações que através de desenhos e símbolos, comunicam os seus sucessores a forma como viviam. Nos dias atuais devido a correriam poucas pessoas tem refletido a cerca daquilo que veem e desenvolvido menos ainda o hábito da leitura reflexiva, tão proveitosa para o crescimento intelectual e compreensão do mundo que o cerca.

Justificativa:

            Ler por prazer
            Existe coisa mais divertida do que ler para criança?
            Magia, fantasia e imaginação são apenas alguns dos elementos presentes nesses momentos, muitas vezes inesquecíveis.
            Quem lê está em contato com quem escreveu, quando faz sentido e traz conceitos que se articulam com as informações que já se tem.
Obsevando a deficiência que nossos alunos vêm apresentando na área da leitura e escrita e considerando a importância de desenvolver este projeto afim de através de diferentes estratégias  poder colaborar com o problema de nosso meio.
Pretendemos com este projeto auxiliar na formação de indivíduos que leem reflexivamente, escrevem adequadamente e sentem-se seguros quanto a sua forma de expressão.



Objetivos:

            Estabelecer vínculos afetivos entre os alunos, professores e funcionários, fortalecendo a autoestima, ampliando as possibilidades de comunicação e interação social;
             Estabelecer e ampliar as relações sociais, respeitando a diversidade, adquirindo atitudes de cooperação e colaboração;
            Aprender a respeitar  a diversidade religiosa,cultural social e física;
            Adquirir e respeitar regras e combinados adaptando-se a rotina;
            Incentivar as crianças a lerem antes de saber fazê-lo de forma convencional;
            Desenvolver atividades de leitura compartilhada
            Relacionar  todo o estudo com o desenvolvimento do processo de alfabetização ;
            Incentivar a prática de leitura e o desejo de ler;
            Despertar o gosto e o prazer pelas leituras de variados gêneros textuais;
            Ampliar a diversidade de gêneros textuais conhecidos pelas crianças;
            Usar a criatividade na confecção dos materiais;
            Perceber a importância da leitura no cotidiano dentro e fora da escola.
            Interessar-se em ouvir histórias, manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões.
            Estimular o aluno a sentir prazer pela leitura;
            Estimular o aluno a buscar a leitura de livros mesmo depois do término das atividades do projeto;
            Utilizar materiais que motive o aluno, tais como livros ilustrados, livros conhecidos, revistas, gibis.



Desenvolvimento:

            Montagem de um caderno específico para o Projeto de Leitura;
            Tempo específico para o desenvolvimento do Projeto;
            Mostrar para o aluno as diversas formas de estruturas um texto: narrativo, descritivo e dissertativo;
            Apresentação de diferentes gêneros textuais;
            Criação de um ambiente alfabetizador, onde os alunos tenham oportunidade para aprender;
            Formas diferenciadas de direcionamento das atividades (alunos em grupo, duplas, individuais);
            Leitura de histórias;
            Confecção de cartazes, painéis sobre as histórias;
            Registros em forma de desenhos, colagens, dobraduras, produção de texto, dentre outras, quebra cabeça;
            Atividade surpresa, interagindo às outras disciplinas.

 Avaliação:

Será observada através da devolutiva dos alunos, com suas produções.



Nenhum comentário:

Postar um comentário