PROJETO DE LEITURA
A ARTE DE CONVIVER
Introdução:
A leitura tem o
poder transformar vidas, influenciar atitudes e revolucionar a forma de
expressão das pessoas.
Desde os tempos mais remotos o homem tem buscado meios de
ler o mundo e expressar isso de modo a fazer- entendido pelos demais. Isso pode
se ver na forma primitiva utilizada pelas antigas civilizações que através de
desenhos e símbolos, comunicam os seus sucessores a forma como viviam. Nos dias
atuais devido a correriam poucas pessoas tem refletido a cerca daquilo que veem
e desenvolvido menos ainda o hábito da leitura reflexiva, tão proveitosa para o
crescimento intelectual e compreensão do mundo que o cerca.
Justificativa:
Ler por
prazer
Existe
coisa mais divertida do que ler para criança?
Magia,
fantasia e imaginação são apenas alguns dos elementos presentes nesses momentos,
muitas vezes inesquecíveis.
Quem lê está
em contato com quem escreveu, quando faz sentido e traz conceitos que se
articulam com as informações que já se tem.
Obsevando a deficiência que nossos alunos vêm apresentando
na área da leitura e escrita e considerando a importância de desenvolver este
projeto afim de através de diferentes estratégias poder colaborar com o problema de nosso meio.
Pretendemos com este projeto auxiliar na formação de
indivíduos que leem reflexivamente, escrevem adequadamente e sentem-se seguros
quanto a sua forma de expressão.
Objetivos:
Estabelecer
vínculos afetivos entre os alunos, professores e funcionários, fortalecendo a autoestima,
ampliando as possibilidades de comunicação e interação social;
Estabelecer e ampliar as relações sociais,
respeitando a diversidade, adquirindo atitudes de cooperação e colaboração;
Aprender a
respeitar a diversidade
religiosa,cultural social e física;
Adquirir e
respeitar regras e combinados adaptando-se a rotina;
Incentivar
as crianças a lerem antes de saber fazê-lo de forma convencional;
Desenvolver atividades de leitura
compartilhada
Relacionar todo o estudo com o desenvolvimento do
processo de alfabetização ;
Incentivar
a prática de leitura e o desejo de ler;
Despertar o
gosto e o prazer pelas leituras de variados gêneros textuais;
Ampliar a
diversidade de gêneros textuais conhecidos pelas crianças;
Usar a
criatividade na confecção dos materiais;
Perceber a
importância da leitura no cotidiano dentro e fora da escola.
Interessar-se
em ouvir histórias, manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões.
Estimular o
aluno a sentir prazer pela leitura;
Estimular o
aluno a buscar a leitura de livros mesmo depois do término das atividades do
projeto;
Utilizar
materiais que motive o aluno, tais como livros ilustrados, livros conhecidos,
revistas, gibis.
Desenvolvimento:
Montagem de
um caderno específico para o Projeto de Leitura;
Tempo específico
para o desenvolvimento do Projeto;
Mostrar
para o aluno as diversas formas de estruturas um texto: narrativo, descritivo e
dissertativo;
Apresentação
de diferentes gêneros textuais;
Criação de
um ambiente alfabetizador, onde os alunos tenham oportunidade para aprender;
Formas
diferenciadas de direcionamento das atividades (alunos em grupo, duplas, individuais);
Leitura de
histórias;
Confecção
de cartazes, painéis sobre as histórias;
Registros
em forma de desenhos, colagens, dobraduras, produção de texto, dentre outras,
quebra cabeça;
Atividade surpresa,
interagindo às outras disciplinas.
Avaliação:
Será observada através da devolutiva
dos alunos, com suas produções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário